google-site-verification=kKEPfQI2LVXHBKmDv21Paf0gq3O6lozeNsoisE6DWhk
 
  • Renata Quirino

Recordações | Centenário Dom Benedito | Freud e Solange


Dom Benedito era Filho de José Theodoro Vieira e Leonor de Ulhôa Coelho Vieira. Deu início aos seus estudos em sua terra natal, cursou o Ensino Fundamental no Seminário de Pirapora-SP, estudou Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga na cidade São Paulo/SP.


Foi ordenado Sacerdote pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta em 8 de dezembro de 1948. Em 1953, graduou-se doutor em Teologia defendendo sua tese sobre a Teleiosis na Epístola aos Hebreus - Teologia de São João Crisóstomo. Em São Paulo foi Professor, Vice-Reitor e Capelão da PUC; foi Pároco dos Universitários e Reitor do Seminário Central do Ipiranga. Dom Benedito foi Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo e coordenou sua restauração administrativa.


Em 25 de janeiro de 1972, Dom Benedito foi sagrado Bispo pelas mãos do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, sendo nomeado, pelo Papa Paulo VI, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, permanecendo no cargo por 7 anos. No dia 15 de setembro de 1978, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Uberaba-MG nomeado pelo Sumo Pontífice, sendo o 5º Bispo e o 2º Arcebispo de Uberaba, ministério que exerceu até maio de 1996.


Na Arquidiocese de Uberaba, Dom Benedito foi o 5º Bispo e o 2º Arcebispo (1978-1996), sucedeu Dom Alexandre Gonçalves do Amaral e teve como sucessor Dom Aloísio Roque Oppermann. Faleceu em Uberaba, no dia 03 de agosto de 2014.

#arquidiocesedeuberaba

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo