top of page
  • profluis

Por que o “roxo” é a cor da Quaresma?

"Até a Páscoa, a Igreja se reveste da cor roxa em suas celebrações para indicar um tempo de reflexão, penitência, conversão".


Foto: Google

Indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte.


No tempo da Quaresma, a cor roxa significa que se busca uma concentração na reflexão, nas atitudes penitenciais e na disposição de conversão.


O atual Missal Romano atribui à cor roxa um sentido penitencial na Quaresma (IGRM 347). Com isso, nos lembra e, ao mesmo tempo, expressa que estamos num tempo especial, num momento oportuno de conversão, vivenciado especialmente com humildade, dor e desejo. Humildade em reconhecer os nossos pecados; sentir a dor que o pecado causa em nós quando, não vivemos nosso compromisso batismal e rompemos a comunhão com Deus e com os irmãos; e desejar que a luz do Ressuscitado ilumine as sombras presentes na nossa existência. Nesse tempo quaresmal, a cor roxa nos leva a contemplar a suavidade do jugo e a leveza do peso que a cruz de Cristo tem sobre nossa vida, ou seja, do amor que se expressa até às últimas consequências. Afinal, o roxo não significa tristeza, mas seriedade. Seriedade na busca da maior verdade sobre nós revelada em Cristo Jesus: somos filhos de Deus!


Fonte: https://www.pcormaria.com/o-sentido-da-cor-roxa-na-quaresma/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page