top of page
  • padreribeiroa

O Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia, aleluia, aleluia!



Caríssimos amigos, esta é a razão de nossa alegria e exultação: a certeza da ressurreição de Cristo dá a nós a certeza de nossa ressurreição. A vida venceu a morte, a graça venceu o pecado! Somos chamados a traduzir, no tempo e na história, a experiência que fazemos da força da ressurreição em nossas escolhas e atitudes.


Se, em nossa Quaresma, fomos chamados a assumir o que é próprio do deserto, vazio do supérfluo e silêncio restaurador, na Páscoa somos chamados a uma ação transformadora que nos renova, renova nossas famílias, renova a comunidade e, por fim, renova a sociedade como um todo. A Páscoa tem poder para isso e, nela, nós também!


O final da Quaresma e a celebração da Páscoa, neste ano, deram-se dentro de um tempo diferente que ainda se prolonga em nossas vidas. Não esperávamos por isso, creio que ninguém de nós. Fomos chamados à atenção, mas nos fizemos de surdos e cegos. Agora somos confrontados com o Evangelho, em sua força de renovação. Agora somos confrontados com a força que vem do túmulo vazio, somos confrontados com a força pascal. Não podemos desperdiçar esta oportunidade de renascermos de um modo totalmente novo. Não podemos jogar fora a oportunidade de nascermos do Alto. Páscoa, vida nova!


Nesta segunda edição on-line de nosso Jornal Metropolitano, olhamos para o novo universo de nossas comunidades, destacando a atuação de nossa Pastoral da Comunicação -Pascom, que puderam oferecer por meio da internet as muitas possibilidades de continuarmos celebrando a Eucaristia, reunindo-nos para as mais diversas práticas de espiritualidade e encontros. Foi providencial que já estivéssemos melhor estruturados como Pascom. Vimos surgir um novo ente de comunicação em nossa Arquidiocese que já chamamos carinhosamente de Sistema Arquidiocesano da Rádio, formado pela Rádio Metropolitana, Rádio Sacramento, da cidade de Sacramento, e Rádio Roma, da cidade de Romaria. Creio que em breve teremos mais uma rádio conosco.


Todos nós sabemos o quanto a Igreja faz sempre em favor dos mais vulneráveis, dos desassistidos, dos idosos, das crianças, creches, casas de acolhidas, casas de apoio e demais obras e ações sociais. Neste tempo de pandemia, essas obras foram intensificadas, potencializadas. Sem nenhuma vaidade a nos guiar, mas tão somente para que possamos louvar o Senhor, queremos apresentar nesta edição um pouco do muito que está sendo feito em nossas paróquias e comunidades, por nossas pastorais e organismos ligados à Igreja. Apresentamos um painel das atividades desenvolvidas em nossa Igreja, em sua ação social, que é uma resposta direta ao Evangelho. Isto é Páscoa!


Nesta edição, queremos olhar também para a ação de coordenação de nossa Arquidiocese, neste tempo de exceção: os decretos do Sr. Arcebispo, as atividades que forçosamente tiveram que ser canceladas, bem como os novos serviços pastorais que foram assumidos, a nova Coordenação Arquidiocesana da Catequese, as ordenações diaconais que se aproximam e tantas outras atividades. A missão não pode parar!


Continuam os preparativos para a celebração dos 150 anos das manifestações de amor para com Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, e os preparativos para a celebração da elevação do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba, à condição de Basílica Menor.


Aproxima-se o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais e a Pascom, apesar das dificuldades que se apresentaram, prepara uma série de atividades para dar amplitude à Carta do Santo Padre, o Papa Francisco, para esta ocasião: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2), a vida faz-se história.

Neste tempo Pascal, a palavra de formação sempre esperada dos nossos Padre Geraldo Maia e Padre Marcelo Lázaro.

Destacamos também a colaboração de nossa pastoral da Educação e de nosso Seminário São José.


Finalizo, chamando a atenção para nossa Pastoral da Comunicação que se fortalece a cada dia e se apresenta como um serviço necessário para nossa pastoral, para a obra da evangelização. A transmissão, todos os dias da Missa da Arquidiocese, as muitas lives que foram e que estão sendo feitas, o trabalho realizado por nossas rádios, que transmitem conteúdos de esperança 24 horas por dia. Creio que todos nós, agora, compreendemos melhor o quanto esta Pastoral tem a oferecer a nossa Arquidiocese e nos disponhamos a apoiá-la totalmente, em sua implantação e funcionamento, em todas nossas paróquias e comunidades.

Que a força do Ressuscitado continue sendo nossa força, na construção do Reino querido por Deus, mas que passa por nossas mãos.


Esta edição faz memória, em parte, de tudo aquilo que é realizado em nossa Arquidiocese, porque acreditamos na ressurreição do Senhor.

Boa leitura!

Abraços,


Mons. Valmir Ribeiro

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page