top of page
  • padreribeiroa

Novas diretrizes para o Batismo

Após uma longa caminhada, a Comissão Arquidiocesana para Iniciação à Vida Cristã concluiu uma importante etapa da jornada por uma melhor preparação das famílias que buscam o sacramento do Batismo para seus fi lhos.


Agentes da Pastoral do Batismo das paróquias da cidade de Uberaba, sob a orientação do assessor da comissão Padre Fabiano Roberto, debateram e aprovaram a ideia e a redação atualizada para as Diretrizes para o Sacramento do Batismo, propostas ao Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes, que deverá vigorar já a partir do próximo mês de agosto.


A “largada” foi dada em 2017, quando houve duas reuniões com agentes da pastoral de todas as comunidades paroquiais da arquidiocese, traçando-se um diagnóstico das diversas realidades e chegando até a se apresentar alguns roteiros práticos para o novo modelo que se desenhava.


Contudo, foi nos meses de maio e junho deste ano que aconteceu a “arrancada fi nal”, com a elaboração de uma proposta concreta, contemplando ações pastorais mínimas visando à maior conscientização e participação de pais e padrinhos.


A ideia a ser implantada busca transformar a preparação, hoje mormente reduzida a uma palestra – por vezes realizada às vésperas da celebração quando tudo já está resolvido pela família – passando a ser um processo que consiste na realização de uma visita à residência dos pais, seguida de dois encontros em ambiente da comunidade e em dias distintos.


Esses momentos da preparação terão como objetivos específicos acolher a família, refletir e rezar juntos, apresentar e criar vínculo com a comunidade.


Foi programado para o próximo dia 21 de julho um encontro de formação para os agentes da Pastoral do Batismo, segundo as diretrizes atualizadas.


Luiz Villela

JORNAL METROPOLITANO






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page