top of page
  • padreribeiroa

Nossa Senhora da Comunicação: um pouco de sua história.

Gustavo Rigueira



A Pastoral da Comunicação também tem uma padroeira, e é justamente Maria, a Mãe do Salvador, que comunicou seu Filho ao mundo a partir de seu sim dito ao Anjo, ato de fé e entrega que mudou todo o rumo de nossas vidas.


Vamos conhecer um pouco mais desta história!


Durante a Primeira Guerra Mundial, uma bomba atingiu, em Albert (Somme, França), a imponente Basílica de Nossa Senhora de Berbières, a qual possui no cume de sua torre de 62 metros a dourada imagem de Maria apresentando o Menino Jesus, obra do artista francês Albert Roze. No trágico ocorrido, a basílica fora destruída, mas a imagem manteve-se no mesmo lugar, calcada sob os abalados alicerces da igreja destruída, num equilíbrio muito tênue e à beira de despencar. Após a Guerra a basílica foi reconstruída e uma réplica de belíssima imagem foi reposta no alto da torre.


No Brasil, a imagem tornou-se conhecida a partir de uma réplica doada aos salesianos de Itatiaia, em Minas Gerais, que nomearam a imagem francesa de “Nossa Senhora da Comunicação”. Sobre isto, vemos um artigo na página da Diocese de Münster, na Alemanha, assinado por um jornalista com as iniciais “GM”, que relata o seu encontro com esta imagem:

“Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: “vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil…” Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito ‘comunicação’ com o processo técnico de veiculação de notícias. E, no entanto, conforme me disse Pe. Antônio Pacheco de Paula, em última análise, Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o ‘furo’ sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!


Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, “uma balada”, certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?

Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês…


Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação”.


Posteriormente, a Imagem foi ganhando conhecimento dos fiéis, até que o artista italiano, residente em Belo Horizonte, Gianfanco Cerri, produziu uma réplica que foi colocada no Instituto de Comunicação Social da Pontifício Universidade Salesiana, em Roma.


Através desta devoção, iniciada pelos salesianos de Minas Gerais, a imagem de Nossa Senhora da Comunicação foi conquistando o coração de tantos fiéis que trabalham na comunicação das paróquias e comunidades do Brasil, de forma que hoje ela é conhecida como a padroeira da Pastoral da Comunicação, justamente por nos apresentar aquele que é o centro e o sentido de toda ação pastoral que realizamos: Jesus, o Verbo Encarnado.

Rezemos juntos a Oração a Nossa Senhora da Comunicação:


Virgem Santa da Comunicação Vós que acolhestes o verbo e o apresentastes ao mundo pela divina maternidade; ajudai-nos a nos comunicarmos e mostrarmos o rosto de Jesus para todos . Faze-nos usar de todos os meios disponíveis para anunciarmos o amor de Deus e denunciarmos tudo que seja motivo de morte. Que a tecnologia, com seus avanços, seja sempre instrumento de comunicação para a promoção da vida. Que os agentes da comunicação sejam amantes da verdade em favor do bem comum, incentivando a fraternidade e a solidariedade entre os povos. Ó Maria da Comunicação, intercedei por todos nós que queremos comunicar ao mundo o vosso Filho e Senhor nosso, Jesus Cristo. Amém.  Nossa Senhora da Comunicação, Rogai por nós!


Fontes:

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page