top of page
  • profluis

ELEIÇÕES 2022



Neste ano, teremos as eleições gerais, nas quais serão eleitos os deputados estaduais e federais, os senadores, os governadores e o presidente da república. O sistema eleitoral brasileiro prevê dois modelos de votação: o majoritário e o proporcional.


O sistema majoritário é aplicado aos cargos do Poder Executivo (presidente e governador). Nele, o candidato é eleito com a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, precisa atingir 50% + 1 de

votos. Quando nenhum candidato supera 50% dos votos, os dois mais votados vão para o segundo turno. Os votos brancos e nulo são inválidos (não contam).


O sistema proporcional elege os deputados federais, estaduais e distritais. Para esses cargos o eleitor pode votar no candidato ou no partido. Nesse caso, nem sempre aquele que tem o maior número de votos é o eleito. Isso se deve ao “quociente eleitoral”. O Brasil possui 513 deputados federais e o número de deputados nos esta dos e no Distrito Federal varia de acordo com a população Quociente eleitoral: compreende o número de votos válidos dividido pelo número de vagas a deputado estadual em cada estado e do Distrito Federal varia de acordo com a população.


As eleições gerais no Brasil em 2022 agendadas para o próximo dia 2 de outubro, quando acontece o primeiro turno, e 30 de outubro, em caso de um segundo turno. Nesses dias, serão eleitos o presidente, o vice-presidente, senadores e deputados federais, bem como governadores e deputados estaduais.


Quanto à política, Papa Francisco, expressa na sua mais recente encíclica social: “Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social”. No documento, o Papa dedica um capítulo inteiro à política, ao qual intitula “A política melhor”.


Para a Igreja, a participação política dos fiéis leigos é muito importante, além de ser uma obrigação moral: “ser cidadão fiel é uma virtude, e a participação na vida política é uma obrigação moral” (EG, n. 220). A política é uma das formas mais eficazes para ajudar as pessoas de uma forma mais integral. Assim escreveu o Papa Francisco: “A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (EG, n. 205).


De nossa parte, esperada uma postura segundo os valores cristãos. Isso não para privilegiar a Igreja com algum favor, mas sim para exercer a sua vocação batismal, ser sal da terra e luz do mundo, promovendo tudo aquilo que proporciona a dignidade humana e cuida da vida de forma integral. O que significa o termo: “vida integral”? Significa que todo ser humano deve ter condições de viver com dignidade, desde que foi concebido até a sua morte natural. Em cada etapa da vida, a pessoa tem necessidades diferentes: no ventre materno, na infância e também na velhice, há necessidade que outros salvaguardem os seus direitos. É preciso tutelar todas as etapas da vida humana, para além da proteção contra o aborto.


Critérios essenciais para ESCOLHER UM CANDIDATO:


CARÁTER: nunca ter se envolvido em corrupção.

DEFENSOR DA VIDA: desde a concepção até o seu fim natural.

PROJETO DE GOVERNO: que não esqueça dos pobres e mais fragilizados.

VALORES: conhecer história pessoal e familiar.

COMPETÊNCIA: para ser um líder político e administrar os recursos públicos.



Acesse: https://drive.google.com/file/d/1zL2eT5qqWUxofW-qyz4G0sPxzFtNP_Ny/view

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page