• Luís Fernando Oliveira

Divulgação online de eventos Paroquiais




Foto: Google


Divulgação online de eventos paroquiais

Dando sequência ao conteúdo publicado na 87º edição do Jornal Metropolitano sobre Marketing Católico, queremos, nesta edição, apresentar algumas estratégias para alcançar um público certo, na hora certa, e dar publicidade aos eventos paroquiais, movimentos e pastorais. Isso porque, na Internet, é possível segmentar o público que se quer alcançar.


Temos convicção de que o nosso conteúdo, seja ele uma festa paroquial, curso ou encontro, tem muita relevância para um grupo específico (segmentado) de pessoas. Mas atingir esse público específico dentro de uma perspectiva analógica, por meio de panfletos, cartazes, spots de rádio ou VTs, é extremamente caro. Quase sempre ouvimos pessoas próximas dizerem que não ficaram sabendo do evento.


Como dissemos na edição anterior do Jornal, é possível organizar estratégias para envolver o fiel nas publicações, uma vez que ele está conectado.

4 dicas para dar publicidade aos eventos da paróquia:


1- O primeiro passo é conhecer o público-alvo.

Público-alvo é uma pequena parcela da sociedade que representa o interesse no serviço ou conteúdo que uma instituição tem a oferecer.

Exemplo: No caso de um curso de noivos, o conteúdo deve ser direcionado a um público entre 20 e 30 anos, pois essa faixa etária representa a maior parcela de interesse nesse tipo de evento. Deve ser direcionado às mulheres, que tem maior interesse e poder de decisão. As palavras-chave utilizadas devem ter relação com evento: “casamento”, “curso de noivos”, “matrimônio”, “cerimonial”, “enxoval”, etc.


2 - O segundo passo é pensar em conteúdo.

O conteúdo a ser oferecido deve catequizar o público-alvo. Não é apenas um post anunciando o evento, mas sim ensinando sobre ele. A proposta é oferecer mais que um convite. A oferta deve ser generosa, um e-book, por exemplo.

Exemplo: Produza um pequeno e-book, infográfico ou vídeo/podcast, explicando o que é o curso de noivos e qual a sua importância para o casal. Pode-se produzir também um tutorial: “Estão prontos para o casamento? Baixe o nosso tutorial: Casamento na Igreja Católica Passo-a-Passo”. Lembre-se o conteúdo deve ser claro e dialogar com simplicidade.


3 - O terceiro passo é postar na Rede Social Facebook.

Se a paróquia ainda não tem uma fanpage do Facebook deverá criar.

O ideal é que o conteúdo seja impulsionado. Para isso é preciso cadastrar um cartão válido (não precisa ter medo, o sistema é muito seguro e é criptografado).

Atenção! Se o conteúdo for um infográfico (fotografia) ou vídeo (MP4), você poderá postá-lo diretamente na Fanpage e, depois, impulsionar. Caso o conteúdo seja um e-book (PDF), crie um post (canva.com) e coloque o link do site de onde ele está hospedado. Com R$100,00 é possível alcançar um público de 10.000 pessoas ou mais. Leve em consideração que o algoritmo do Facebook vai selecionar e entregar esse conteúdo a quem demonstrou interesse nesse tema. Vale a pena!


4 - O quarto passo é monitorar e entrar em contato.

Depois de postar na Fanpage, é hora de entrar em contato com as pessoas que se manifestaram por meio de comentários ou barrinha de sentimentos.

Atenção! Caso a paróquia ainda não tenha um local na Internet (Blog ou site) para que o interessado tenha mais informações sobre o assunto, não se esqueça de deixar o telefone para que ele possa tirar as possíveis dúvidas


É de suma importância que todo esse processo seja monitorado. A cada comentário/pergunta, o responsável pela Fanpage deve dar uma resposta. Se for uma pergunta de foro íntimo ou um comentário ofensivo (pode acontecer), o diálogo deve ser em um ambiente privado. Mas se a resposta for interessante para todos, poste logo abaixo da pergunta. Deve-se utilizar uma linguagem clara e sem margem para interpretações equivocadas. Palavras rebuscadas devem ser evitadas. A ideia é que a conversa se dê num ambiente de amizade.


A igreja precisa investir nesse novo ambiente, apresentando-se de forma coerente, porém sem amadorismos. Seria um desastre deixar esse meio de comunicação, que amplifica as ações paroquiais, nas mãos de quem não tem habilidades específicas para lidar com ele.


Se a sua paróquia tem interesse sobre esse assunto e quer saber mais entre em contato pelo e-mail: luisfernando.ro@hotmail.com ou whatssap: (34) 9.9927-6275


*Luís Fernando R. Oliveira é professor em Comunicação Social (Jornalismo, Audiovisual, Publicidade e Marketing).

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